quarta-feira, 18 de maio de 2016

É fácil ter uma alimentação equilibrada? #2 | Dicas e Sugestões


Antes de mais e só para esclarecer, eu não sou nutricionista, não tenho qualquer tipo de formação na área e o que vou aqui dizer baseia-se somente na minha experiência pessoal e nos resultados que tenho verificado em mim!

Continuando com o que foi dito aqui, hoje venho dar algumas dicas e sugestões para quem quer iniciar uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Partilho por isso aquilo que funcionou comigo e espero que funcione também contigo :)



- Como já tinha referido no primeiro artigo sobre este assunto, deves ir introduzindo novos alimentos aos poucos, pois a adaptação aos novos sabores e texturas será muito mais "pacífica" e terá uma maior probabilidade de sucesso a longo prazo.


- Se ainda não tens, deves criar o hábito de comer sopa pelo menos uma vez por dia. No meu caso costumo comer sopa ao jantar e tenho por hábito misturar vários legumes. Por exemplo: para a base da sopa costumo colocar courgette, couve-flor, ervilhas, grão, brócolos e um pouco de cenoura, cebola e alho. Depois junto espinafres, ou agrião, ou nabiça... Conforme o que houver no frigorífico. Fica uma sopa bem nutritiva e deliciosa.


- Procura ideias em livros ou na internet. Muitas vezes, e principalmente no início, ficava sem ideias do que comer, como combinar os ingredientes, etc, e nessas alturas procurava muitas inspirações na internet. Eu sigo vários perfis no instagram que focam muito na alimentação saudável e são uma óptima fonte de inspiração.


- Procura alternativas mais saudáveis. Não gosto de radicalismos e por isso mesmo procuro sempre uma alternativa mais saudável e equilibrada a nível nutricional dos alimentos que gosto muito e não quero eliminar, pelo menos por enquanto. 

Vou dar-te alguns exemplos: troquei o chocolate de leite por chocolate com mínimo de 70% de cacau; há muitos anos que não consumo fiambre de porco, troquei por fiambre de frango ou perú (e sim, eu sei que fiambre não é a coisa mais saudável do mundo, mas eu gosto e por enquanto quero continuar a comer!); troquei o pão branco por pão escuro (o meu preferido é o de centeio)...

- Se não consegues comer "a seco", acompanha a refeição com água ou chá sem açúcar (acredita que ao final de algum tempo já não te vai saber bem acompanhar a refeição com refrigerante);


- Come devagar e saboreia os alimentos. O nosso cérebro precisa de algum tempo para assimilar que estás saciado e por isso se comeres muito rápido vais de certeza comer mais do que aquilo que necessitas e não vais desfrutar da tua refeição.

- Tenta fazer 5 a 6 refeições por dia. 

- Bebe pelo menos 1,5l de água por dia. O nosso organismo é constituído maioritariamente por água e para que ele funcione correctamente tens que reabastecê-lo todos os dias. Ao fazer isso, irás notar diferenças enormes a vários níveis: terás mais energia, a pele fica mais bonita, o intestino funcionará correctamente, se tens retenção de líquidos notarás que o desconforto e inchaço diminuem consideravelmente, etc, etc, etc...
Se ainda te custa beber esta quantidade de água, experimenta as águas com sabores. Deixo-te dois exemplos que costumo fazer:
 1) Junto a um litro de água, pepino cortado em rodelas, um pedacinho de gengibre, um limão em rodelas e hortelã.
 2) Também num litro de água, junto frutos vermelhos (amoras, framboesas, morangos, mirtilo e groselha). Tanto uma como a outra, ficam no frigorífico de um dia para o outro. 


Sei que o post ficou um pouco extenso, mas espero ter ajudado de alguma forma.
Segue-me no Instagram, pois lá partilho algumas fotos das minhas refeições e novas experiências culinárias saudáveis ;) 

Partilho também contigo uma selecção de frescos do Continente, pois é o local onde sempre compro os meus legumes e frutas, tanto pela enorme variedade, pela qualidade e preço acessível. Para saberes mais sobre os alimentos que sugiro clica neles e serás direccionada para a página informativa!

8 comentários:

  1. gostei imenso do post também mudei os meus hábitos alimentares e substitui arroz e massa pelos integrais e batata por batata doce.. mas sopa não consigo comer eu detesto.. Bem tento mas não consigo, há noite tento fazer sempre uma refeição ligeira mas também não me privo..
    beijinho

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, a sopa é mais difícil no Verão, porque não gosto de a comer fria. Mas adoro sopa. No entanto, raramente faço uma refeição só de sopa, porque nunca será uma refeição completa nem saciante para mim ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Post cheio de dicas, muito importante para quem quer fazer dieta!
    Beijos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/05/clarear-os-dentes-em-casa.html

    ResponderEliminar
  3. Confesso que para mim e um pouco difícil
    mas adorei o post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  4. Mudar hábitos fortemente enraizados não é fácil, mas tal como tu disseste logo no início, fazê-lo de uma forma progressiva é meio caminho andado para o sucesso.
    Eu não tenho uma alimentação muito saudável, mas tento sempre introduzir alguns alimentos benéficos.

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  5. Não é fácil manter uma alimentação equilibrada...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post ♥ São muitas dicas boas!!
    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3