quarta-feira, 25 de maio de 2016

New Smile | Separadores Ortodônticos

Continuando com esta nova rubrica aqui no blogue, hoje foi dia de ir tirar as fotos, fazer os moldes e colocar os separadores ortodônticos.

Então, pensei que me fosse custar mais a fazer os moldes, já não me lembrava como tinha sido quando usei aparelho pela primeira vez, e ouvia toda a gente dizer que era muito mau, dava vómitos e era muito difícil ficar muito tempo a respirar só pelo nariz. Bem, a mim não me custou nada. Foi bem rápido e a parte que é mais estranha é no final quando a massa já está dura e para tirar quase parece que os dentes podem vir atrás do molde =P

Moldes feitos, fotos tiradas, pensava eu que estava despachadinha e só voltava dia 1 de Junho para colocar o aparelho. Mas não. Faltava colocar os separadores ortodônticos! E o que é isso? Não fazia a mínima ideia porque quando usei aparelho há cerca de 14 anos atrás não me colocaram isso. 

Muito resumidamente, são uns elásticos, muito parecidos aos que se colocam nos brackets que são colocados nos primeiros molares de forma a criar espaço entre os dentes para colocar as bandas (as bandas são um anel metálico que ficará em volta dos primeiros molares). Deixo aqui uma foto para verem como ficam: 

Sim, quando sorrio vê-se o elástico azul lá no meio dos dentes!!
Pelo menos é azul e não parece comida XD

E sim, doeu ao colocar!! Como tenho os dentes muito juntos, a Dr.ª teve muita dificuldade em posicionar os elásticos e ainda sangrei bastante da gengiva. Após colocar comecei a sentir um incómodo nos dentes, sinto-os muito juntos, a fazerem muita pressão uns nos outros. Ainda bem que na minha marmita trazia grão com atum e ovo cozido, tudo muito molinho senão não teria conseguido comer. Tenho a sensação que agora, passadas algumas horas, este incómodo está a tornar-se numa dor ligeira, principalmente nos dentes da frente (incisivos centrais e incisivos laterais). Espero que não piore. Entretanto, já sei que tenho que fazer uma sopa para o jantar porque mastigar está fora de questão, pelo menos hoje.

Houve também mudança de planos em relação aos meus sisos. Inicialmente a indicação era para extrair os quatro, mas como eles estão em boas condições (apenas o inferior esquerdo tem que ser tratado por causa de uma pequena cárie), a Dr.ª acha melhor mantê-los pelo menos até ao final do tratamento com o aparelho porque terei que extrair os pré-molares superior e inferior esquerdos, uma vez que na primeira vez em que usei aparelho apenas me foram retirados os pré-molares do lado direito e por isso os dentes não ficam alinhados ao centro. 

E pronto, por agora são estas as novidades que tenho para vos contar, e para a semana já terei o meu sorriso metálico para vos mostrar (só o superior, uma vez que o inferior só daqui a 3 ou 4 meses!).



0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3