quarta-feira, 27 de abril de 2016

É fácil ter uma alimentação equilibrada? #1



Antes de mais e só para esclarecer, eu não sou nutricionista, não tenho qualquer tipo de formação na área e o que vou aqui dizer baseia-se somente na minha experiência pessoal e nos resultados que tenho verificado em mim!


Esclarecimentos feitos, e respondendo à pergunta sem mais demoras: ao início, dependendo do tipo de alimentação que fazes, pode ser um pouco difícil habituares-te a novos sabores, novas rotinas... Mas como se costuma dizer "primeiro estranha-se, depois entranha-se" e garanto-te que quando se entranha não vais querer voltar a ter a alimentação que tinhas antes.

Eu estou a falar para quem, como eu, tinha hábitos alimentares baseados numa única regra: comer o que aparecer à frente, quanto mais doce/salgado/gorduroso/artificial melhor! Estou a exagerar um bocadinho mas é para entenderem onde quero chegar.

Então, eu era dessas que comia pizzas, hamburgueres, bolos, bolachas, batatas-fritas e deliciava-me com isso com a "vantagem" de nunca engordar! Por isso, para quê preocupar-me com a alimentação?! Pois é, nada mais errado! Não é por seres magra que és saudável! 

E porque é que te começaste a preocupar? Perguntam vocês! Porque apesar de continuar a não engordar com a quantidade de "porcaria" que comia comecei a sentir-me mal. Isto é, inchada, com muito pouca energia, falta de concentração, etc, etc, etc. Eu não estou a dizer que o que eu sentia era exclusivamente devido à má alimentação, mas a verdade é que quando comecei a alterar os meus hábitos alimentares tudo isso foi desaparecendo gradualmente.

Eu comecei aos poucos porque para quem não comia legumes e quase nenhuma fruta não era fácil encher o prato de brócolos, couve-flor, espinafres... e "bota-abaixo"! Isso só iria desmotivar-me e dar aquela vontade incontrolável de sair a correr e entrar na primeira pizzaria que me aparecesse à frente. Tens que reeducar o paladar! Por isso, se costumavas comer um bife com arroz, por exemplo, começa por diminuir um pouco a quantidade de arroz e acrescenta uma salada de alface com cenoura ralada. Ou substitui o arroz por arroz integral e junta umas ervilhas. 

Este é só um pequeno exemplo. Num próximo post irei dar algumas dicas e ideias de refeições :)


Partilho também com vocês uma selecção de frescos do Continente, pois é o local onde sempre compro os meus legumes e frutas, tanto pela enorme variedade, pela qualidade e preço acessível. Para saberes mais sobre os alimentos que sugiro clica neles e serás direccionada para a página informativa.


Espero que tenhas gostado e se ainda não me segues no Instagram podes clicar aqui para seguir pois lá partilho algumas fotos das minhas refeições! 



6 comentários:

  1. Comigo aconteceu exatamente o mesmo. Durante anos mal chegava aos 50kg e tenho 1,70m. Comia tudo quanto era porcaria. Entretanto comecei a ganhar peso mas acho que não teve nada a ver com alimentação mas sim com medicação. A alimentação... achei que estava na hora de cuidar um bocadinho da saúde e continuo a ser uma desregrada em alguns aspetos, mas fui melhorando aos poucos. Comecei por acabar com o sal ha imensos anos, depois acabei aos poucos com os refrigerantes, a seguir foi com os fritos e agora estou a começar a redução nos doces. O meu grande conselho é não fazer tudo ao mesmo tempo, ir cortando muito lentamente e dar tempo ao paladar para se ir habituando não só aos novos sabores mas também à falta de outros.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! De nada adianta mudar radicalmente o que comemos pois não terá os resultados esperados! Como tudo na vida, é preciso um período de adaptação :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. gostei bastante do teu post.. E hoje em dia com tanta informação só quem não quer não tem alimentação saudável, eu mesma mudei alguns hábitos e Vale a pena..
    beijinho
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena mesmo, pois os benefícios começam a aparecer e cada vez te sentes melhor :)

      Eliminar
  3. Ando a ganhar coragem, fico aguardar pelas proximas publicaçoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero conseguir ajudar e dar alguma motivação :)
      Beijinhos*

      Eliminar

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3