terça-feira, 24 de outubro de 2017

Book Review | A Duquesa Acidental



A Duquesa Acidental

O Quarteto Fairbourne - Vol. IV
de Madeline Hunter 


SINOPSE
Lady Lydia Alfreton esconde um segredo: um manuscrito escandaloso, escrito por ela, e que a arruinaria se se tornasse público. 


Por azar, este texto proibido vai parar às mãos erradas, e Lydia torna-se alvo de um chantagista sem escrúpulos. Menos secreto é o seu pequeno (e único) vício. Pois Lydia é presença constante nas mesas de jogo da sociedade inglesa. Mas talvez resida aqui a solução para o problema… Desesperada, a jovem decide aceitar uma velha aposta que o arrogante duque de Penthurst lhe propôs. Se ganhar, vai poder pagar ao chantagista. Se perder, a sua inocência pertencerá a Penthurst, um homem a quem odeia profundamente...

Lydia está confiante, porque tem tido sempre sorte. Mas desta vez a Fortuna parece querer atraiçoá-la, pois perde a aposta. Agora, para além do chantagista, tem de lidar também com os avanços de um perigoso duque que está disposto a tudo para a ter como sua duquesa...


Resumo/Opinião:
O livro começa com Lady Lydia e a sua fiel aia, Sarah, a arranjar uma desculpa para faltar a um jantar de amigos para ir a uma casa de jogo já que recebeu uma carta de Mr. Trilby (mágico de reputação duvidosa) com a indicação de se encontrarem já que tem na sua posse algo que pode arruinar a reputação de Lydia… ou seja estava a chantageá-la.
Nessa mesma noite, Penthurst vai à casa de jogo de Mrs. Burton com a tia solteirona que vive com ele e quando a tia lhe fala numa possível pretendente para casar (missão na qual está totalmente empenhada) o duque repara que Lydia entra na casa de jogo e ele tinha a certeza de ter ouvido o irmão dela Conde de Southwaite ter referido que tinham um jantar… Quando repara que Lydia e Mr. Trilby saem juntos para o terraço fica desconfiado e resolve segui-los.
No terraço Mr. Trilby fala a Lydia de um manuscrito que tem no seu poder que foi escrito pela jovem, há alguns anos, bastante indiscreto e que tem algumas descrições que podem ser mal interpretadas (controlo de navios que numa altura de Guerra com França podem ser consideradas traição). Mr. Trilby pede imenso dinheiro a Lydia que ela não tem forma de pagar… a jovem pede-lhe algum tempo para arranjar o dinheiro (terá de recorrer às mesas de jogo e desejar que a sorte que tem tido não a abandone agora). Quando Mr. Trilby lhe dá um prazo de uma semana e pressiona a jovem o Duque interrompe a conversa e com o seu ar altivo espanta o chantagista. Lydia, que nunca gostou de Penthurst, pois foi ele que no duelo matou o seu amigo barão de Lakewood, fica irritada e quando regressa ao salão de jogos o Duque insiste em leva-la a casa, ao jantar que a jovem está a faltar. Sem hipóteses, Lydia tem de seguir o Duque e o caminho até casa, com a tia de Penthurst é constrangedor e as senhoras têm uma troca de palavras desagradável já que a tia do Duque condena o comportamento de Lydia…
Quando, no dia seguinte Lydia visita o Duque este pensa que é para se desculpar do seu comportamento, mas o plano de Lydia é outro… A proposta é numa só cartada, se Lydia ganhar o Duque dá-lhe 10 mil libras, se Lydia perder oferece a sua inocência ao Duque. Se inicialmente este fica surpreso, depois pensa que é uma oportunidade de dar uma lição de humildade à irmã do seu amigo. Lydia está certa de que irá ganhar o que não sabe é que a sorte de Penthurst é maior que a sua e ele ganha… Lydia fica consternada mas pede um prazo para poder cumprir com a aposta… Numa tentativa de prolongar o sofrimento de Lydia o Duque aceita mas rouba-lhe um beijo para a deixar ainda mais assustada. O que ambos não contavam é que o beijo despertasse tanto desejo.
O casal ainda se encontra algumas vezes, mas a maior preocupação de Lydia é a chantagem de Mr. Trilby que está cada vez mais ousado e agora fez uma proposta a Lydia de se encontrarem numa cidade termal no norte do país para juntos trapacearem no jogo. Numa ida ao Teatro, Lydia e Penthurst encontram-se e ele está a pensar em perdoar-lhe a dívida, mas quando ela se mostra pouco preocupada com essa cobrança pois tem coisas mais importantes para tratar o Duque não retira a aposta e até pressiona Lydia.
Entretanto, Lydia parte para a propriedade da família e finge ficar doente para poder ir encontrar-se com Mr. Trilby sozinha a fim de o demover (com algum dinheiro) da sua chantagem, pois sabe se o manuscrito for revelado a sua reputação será manchada. Quando o Duque a procura na propriedade da família e percebe que Lydia está doente desconfia e logo e pressionando a aia da Lydia e os moços da estrebaria segue as pistas de jovem… quando a encontra, está ela a ser obrigada a entrar numa carruagem com Mr. Trilby, pois o plano dele afinal era sequestrar Lydia e leva-la até à Escócia para casarem em segredo. O conde impede o rapto e desafia-o para um duelo… deixando Mr. Trilby amedrontado. Toda a cena envolve um grande aparato e desperta a curiosidade das pessoas… tornando-se o falatório do momento.
Quando o casal aristocrata regressa à estalagem onde o que Duque se tinha instalado e Lydia também, mas com um nome falso, já o mexerico correu toda a cidade e ele percebe que o escândalo vai rebentar e não há outra alternativa, senão casar. Recebem também uma missiva de Mr. Trilby que insinua ter uma relação com Lydia mas que não vê necessidade do duelo uma vez que, se quer desculpar. A presença de Penthurst intimida sempre Lydia e apesar do ressentimento que tem, não é capaz de lhe ficar indiferente, mas quando lhe é transmitida a ideia de casarem a jovem refuta-a prementemente. Depois do encontro com Mr. Trilby onde ele se desculpa com Lydia e amedrontado pelo Duque, retira as insinuações da relação romântica com Lydia e sem que o duque veja entrega-lhe algum dinheiro para apaziguar a sua chantagem. O casal depois deste encontro conversa na estalagem e Penthurst percebe que Lakewood era mais do que um amigo para Lydia, mas que para defender a sua boa honra não há outra hipótese, vão ter de ir à Escócia casar. Apesar de toda a revolta Lydia fica conformada pois percebe que não há outra alternativa que não prejudique o seu irmão, Emma (que está grávida) e o nome da sua família.
No dia seguinte o casal chega à Escócia, casa e quando se beijam Lydia cai na realidade que a sua vida nunca mais será a mesma. Quando regressam à Estalagem e a jovem se prepara para a noite de núpcias, Lydia tenta parecer uma mulher moderna mas o nervosismo toma conta de si. O entendimento do casal naquele aspeto é total e Lydia fica a pensar que afinal, pelo menos esta parte do casamento terá os seus benefícios.
Quando regressam a Londres e encontram os seus amigos todos estão espantados com o casamento e têm alguma dificuldade em acreditar na história que o casal conta, que o casal estava apaixonado, resolveu ir para a Escócia casar e que Mr. Trilby, perdido de amores por Lydia resolveu segui-los para impedir o casamento. Numa visita à leiloeira, com Emma e Cassandra, estas dão a entender a Lydia que Lakewood poderia não ser a pessoa que ela idealizara. Magoada com as amigas, regressa a casa num turbilhão de emoções e procura consolo junto do marido que depois de um momento de prazer lhe faz exatamente a mesma insinuação… Lydia explode e confrontada com tantas dúvidas resolve partir para a propriedade da tia onde passou o verão na companhia de Lakewood a fim de dissipar as suas inquietações.
No leilão de Emma, o duque apresenta-se sozinho e começam a surgir rumores sobre o casamento. Quando, no dia seguinte, Penthurst recebe uma carta de Mr. Trilby sobre a chantagem que está a fazer a Lydia, muitas das dúvidas do duque se esclarecem. Resolve partir ao encontro da sua esposa…Ao mesmo tempo Lydia começa a reviver as memórias de infância e percebe como foi ingénua…. Será que o casal se consegue aproximar novamente? Será que os ressentimentos que Lydia tem, devido à morte de Lakewood são ultrapassados? Que fim terá a chantagem de Mr. Trilby? Qual será o mistério que envolve o duelo de Penthurst e de Lakewood?

Caso queiram saber o final da história não percam tempo e comprem já o livro! Está disponível na Wook, FNAC, Bertrand.

Quando começamos a ler este livro é como quando entramos numa casa que nos é familiar e sentimos aquele aconchego no coração. O facto de já estarmos familiarizados com as personagens aguça muito a curiosidade, até porque existe um mistério desde o primeiro livro e queremos perceber afinal o que levou à morte de Lakewood. Lydia é uma personagem super interessante e irreverente para a época. A constante busca por ação e emoção leva-a a situações caricatas. Já o Duque inicialmente é bastante sombrio, até que começa a envolver-se neste jogo com Lydia e percebemos que até é bastante espirituoso. A aura de poder que ele emana fascina e irrita Lydia ao mesmo tempo. O facto de eles terem sido prometidos em casamento quando eram crianças torna-se até caricato… Noivado que Penthurst rompeu logo que assumiu o ducado.
Ao longo do livro percebemos que o evento que envolveu a morte de Lakewood tem vários contornos que envolvem todas as personagens masculinas e que afinal colocaram em causa a sua amizade por alguém que talvez não merecesse. É sempre bom acompanhar a amizade e companheirismo de Emma, Cassandra e Marielle e perceber que mesmo que tenham casado com homens importantes as suas personalidades não se alteraram e que continuam iguais a si próprias e muito modernas para a época. Também é ótimo perceber que o sentimento que os uni-o mantem-se igual.
Com este livro é o final do quarteto Fairbourne e deixa-nos sempre aquela curiosidade em saber o que terá acontecido depois. Vão deixar saudades. É mais uma série da Madeline Hunter que correspondeu às expectativas para quem gosta de romances de época.

Aguardo a vossa opinião nos comentários!


Espero que tenham gostado :)

Beijinhos,
Ana Catarina

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa com este livro.. acho que vou colocar na minha lista de próximas aquisições eheheh :P

    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderEliminar

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3