quarta-feira, 8 de março de 2017

Update: tratamento ortodôntico

Como o tempo passa rápido! Passaram 9 meses desde que coloquei o aparelho superior e 6 meses desde que coloquei o inferior. Entretanto, há cerca de 4 meses, tive que extrair dois pré-molares no lado esquerdo (um superior e um inferior) e por enquanto continuo com as janelas abertas, como eu lhe costumo chamar XD

Ontem foi dia de manutenção e o que eu não esperava era sair de lá com os tão famosos elásticos ortodônticos. Sim, aqueles que ligam o maxilar superior ao inferior!! Na primeira vez que usei aparelho não usei estes elásticos, mas agora posso dizer-vos que é verdade tudo o que dizem sobre eles. Dói e dói bastante! Pela primeira vez desde que coloquei o aparelho senti de facto dor. Dor nos dentes, dor nos maxilares, dor de cabeça!! Felizmente, e apesar de ter que ter tomado um analgésico para conseguir dormir, hoje a dor está bem mais suportável. Diria que dói menos de 50% em relação a ontem. Tenho que usá-los durante todo o dia e toda a noite, só posso retirar para comer. No meu caso, coloco no molar inferior e no canino superior, de ambos os lados.

Como vão poder ver pelas fotos abaixo, estou no processo de centrar os dentes e por isso mesmo é que tive que extrair os pré-molares. Uma vez que da primeira vez que usei aparelho apenas me foram extraídos os pré-molares do lado direito, os dentes ficaram sempre descentrados, e é isso que agora estamos a tentar corrigir também. Na foto abaixo podem ver que ao centro o ferrinho tem uma espécie de seta, está dobrado, e é exactamente nesse ponto que deve ficar a separação entre os dois incisivos centrais. 

Nos dentes de baixo podem reparar que além do ferrinho normal tenho também um que faz uma espécie de zig-zag. Isto serve para que os dentes se movam todos ao mesmo tempo para fechar os espaços que ainda existem do lado esquerdo, sem que se separem demasiado. Ou seja, o objectivo e moverem-se em bloco e não um de cada vez. 

E pronto, basicamente, são estas as novidades. Qualquer dúvida deixem aí em baixo nos comentários :) 




2 comentários:

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3