segunda-feira, 4 de abril de 2016

Manter o foco!

Quem pratica exercício físico regular sabe que nem sempre é fácil manter o foco e tem dias em que a vontade de ficar no sofá é gigante! É em fases como esta que muitos desistem e, acreditem, se cedemos hoje, iremos ceder amanhã e de repente passaram meses e e exercício que é bom, nem vê-lo!

Eu sei bem do que falo porque já foram bastantes as vezes em que desisti e com a vida corrida facilmente encontramos desculpas e mil e um afazeres "mais importantes". Mas, afinal o que é mais importante do que a nossa saúde física e mental? Porque é disso que se trata!



Deixo-vos algumas dicas que funcionam comigo e espero que possam também ajudar-vos a manter a motivação:

1. Planeamento - com a correria do dia-a-dia, é essencial que considerem o exercício como uma tarefa fundamental e colocarem mesmo na agenda a hora que está destinada para tal. Quando terminarem, assinalem na vossa agenda a tarefa como concluída e vão ver como é boa a sensação de dever cumprido. Não vale a pena agendarem a prática de exercício para de manhã se, por exemplo, sabem que não terão tempo porque não têm tanta facilidade em acordar mais cedo. Nesse caso, agendem para a pausa do almoço ou ao final do dia. Sejamos realistas!

2. Equipamento - sabemos o poder que uma peça de roupa nova tem na nossa auto-estima, certo? E porque não aplicar isso também à prática de exercício? Sabemos que a hora de nos equiparmos é sempre muito difícil pela falta de vontade e depois de ultrapassada essa fase tudo fica mais fácil. Por isso, comprem uma peça de roupa de desporto nova e mãos (neste caso, pernas, braços, etc) à obra!

3. Estabeleçam metas realistas - de nada vale querer começar com exercícios muito intensos, com treinos de 2 horas de duração e depois desistem passada uma semana pois sentem-se muito cansadas. Comecem aos poucos, ao vosso ritmo e consoante o vosso objectivo vão adaptando a intensidade, a duração dos treinos e o tipo de exercícios. Garanto-vos que ao início menos é mais e os resultados serão muito mais satisfatórios!

4. Variem o tipo de exercícios - por vezes pode tornar-se monótono, principalmente para quem não tem possibilidade de ir ao ginásio, estar sempre a realizar a mesma sequência de exercícios. Pesquisem, há vários canais no Youtube, por exemplo, e vão alternando os exercícios, pois aumenta também a vossa motivação.

5. Divirtam-se! - quando possível saiam para um treino com os amigos (mesmo que seja só uma caminhada), riam-se, conversem e nem vão dar pelo tempo passar quando se apercebem que já andaram uma série de km. Quando treinarem sozinhas em casa metam a tocar as vossas músicas favoritas e aproveitem o momento!

Espero que tenham gostado e se tiverem mais dicas e truques partilhem aqui nos comentários!
Bons treinos =)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3