terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Medicina Convencional VS Medicina Alternativa: a minha história!

Tema polémico este...

Sempre fui do tipo de pessoa que evita tomar medicamentos a todo o custo... Nunca foi uma simples dor de cabeça que me fez recorrer a essas drogas legais. No entanto, quando me sentia mesmo mal lá recorria à medicina convencional ou tradicional, como lhe preferirem chamar.

Há uns anos atrás (cerca de 8 talvez) comecei com uma irritação na pele, que depressa se alastrou ao corpo todo. Ao início bastava aplicar uma pomada com cortisona na área afectada e a coisa ficava controlada por uns tempos. No entanto, depressa perdi o controlo daquilo a que os médicos chamaram de dermatite atópica, ao ponto de ter de, cerca de uma vez por mês, tomar duas injecções de cortisona, uma delas directamente na corrente sanguínea. O que supostamente iria aliviar o que estava a sentir (prurido muuuito intenso, vermelhidão, sem falar na parte estética, porque estava espalhado por todo o corpo e rosto) fez ainda pior! Quando tomava as injecções aliviava durante dois ou três dias, para logo a seguir voltar ainda com mais força!! Estava desesperada!

Os médicos sempre me disseram que não havia nada a fazer, que esta "doença" não tinha cura! Não me conformei. Foi então que marquei uma consulta para um profissional de medicina tradicional chinesa. Logo na primeira consulta fiquei a saber que tinha anemia e que o meu problema de pele advinha do facto de principalmente o fígado e os pulmões estarem a funcionar mal. Como sabem é o fígado que mantém o nosso sangue saudável e sem a oxigenação necessária por parte dos pulmões temos problemas. 

Primeiro e mais importante passo: deixar de consumir lacticínios (tema também controverso que iremos discutir noutro post, porque dá pano para mangas!). Eram os lacticínios que estavam a afectar o meu fígado, a par com os tratamentos de choque de cortisona, que como devem saber vai destruindo todos os nossos órgãos!

Iniciei terapia de shiatsu e acupunctura, uma vez por mês e fiz também três ou quatro sessões de hipnose. Desde a primeira consulta eliminei definitivamente o leite da minha alimentação (apesar de de tempos a tempos continuar a consumir queijo e natas) e os resultados foram notórios. Aquilo que segundo a medicina convencional não tinha cura e apenas poderia ser "amenizado" através de injecções de cortisona, passados dois meses de terapia através da medicina alternativa, sem recurso a quaisquer drogas, estava visivelmente melhor. Após 6 meses de terapia a minha pele estava "como nova", não sentia mais comichão e nem tinha manchas vermelhas de pele seca e irritada espalhadas pelo corpo. 

Hoje em dia, e passados 3 anos desde a primeira consulta, continuo a visitar o meu terapeuta de tempos a tempos, porque me sinto extremamente bem cada vez que saio de lá, a minha pele está saudável e recomenda-se! Cada vez que me sinto adoentada recorro em primeiro lugar ao meu terapeuta e só se ele me recomendar a medicina tradicional é que recorro a ela.

Com isto não quero de forma alguma subvalorizar a medicina dita convencional/tradicional, no entanto acredito e defendo que temos formas mais naturais de cuidar da nossa saúde e que se traduzem num maior bem-estar não só no imediato, como daqui a alguns anos.

Ainda tinha tanto a dizer sobre este tema, no entanto o post já vai longo e se tiverem interesse podemos discutir mais sobre ele num próximo post :)

Deixem a vossa opinião nos comentários!




1 comentário:

  1. A acupuntura e MTC são realmente fantásticas e podem ajudar-nos em muitos problemas de saúde respeitando o nosso organismo e equilibrando-o de uma forma natural.
    Adorei o post! ;) Beijinhos!

    ResponderEliminar

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3